Sustentabilidade

Sustentabilidade

O compromisso em respeitar o meio-ambiente e as pessoas está presente em todos os negócios da Zilor, que investe constantemente em tecnologias para reduzir os impactos gerados em nossas operações, cuidando dos colaboradores e gerando valor as partes interessadas. E a  Biorigin, como sua unidade de negócios segue estes mesmos preceitos. 

Nosso processo de produção utiliza recursos renováveis, desde o melaço, nossa principal matéria-prima para produção de leveduras, proveniente da produção de açúcar e nossa energia elétrica proveniente do bagaço da cana. Todos esses recursos são controlados e possuem metas de redução. 

O Relatório de Sustentabilidade faz parte do compromisso da Zilor e Biorigin e relata a nossa performance ESG, apresentando como trabalhamos para que nossas atividades e produtos contribuam para a agenda do desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que geramos valor aos acionistas, colaboradores, fornecedores, parceiros e todos os outros públicos que se conectam ao nosso modelo de negócio. 

Em 2022, na 8ª edição do documento, os temas prioritários do relatório foram atualizados a partir da Matriz de Materialidade, que, estabeleceu nove temas estratégicos prioritários.

COMPROMISSOS

ESG

A Zilor identificou nove temas “prioritários” e “importantes”

Acompanha e discute por comissão multidisciplinar

Desdobramento
em programas com metas

Ambiental

Energia Limpa: Mais de 90% das emissões diretas da Zilor/Biorigin são biogênicas. Isso significa que as emissões de CO2 foram antes capturadas pelo ciclo de crescimento da cana-de-açúcar, sem contribuição direta para a acumulação de gases de efeito estufa na atmosfera.

Social

Destinação de Recursos Financeiros Próprios e Incentivados.

 

Projetos de capacitação e desenvolvimento da comunidade local.

 

Iniciativas de fortalecimento comunitário na ordem de R$5,2 milhões (SF21|22)

Governança

Auditoria Interna independente.

 

20% de membros independentes na formação do Conselho
de Administração.

 

Presidente do conselho de administração externo,

3 Comitês

Confira nossas iniciativas em

Destaque

GHG Protocol

As mudanças climáticas são abordadas por meio da medição e comunicação anual das nossas emissões. A Biorigin é desde 2018 membro do GHG Protocol, programa global que define padrões para medir e gerir as emissões de gases com efeito de estufa (GHG) provenientes de operações dos setores privado e público, cadeias de valor e ações de mitigação. Nosso inventário é validado por terceira parte independente, sendo assim somos Selo Ouro no programa.

Transição Energética

O uso de energias de baixa emissão de carbono contribuem para a transição energética e as mudanças climáticas.

As energias renováveis possuem lugar de destaque nas nossas operações:

  • 88% da energia consumida nas nossas operações é proveniente de fontes renováveis.
  • 100% do vapor consumido nas nossas operações é proveniente de fontes renováveis.

Reconhecimentos em

Sustentabilidade

Desde 2020 nossas unidades operacionais no Brasil são certificadas pela ISO 14001. A certificação garante o processo de melhoria contínua, o cumprimento da legislação, e a prevenção da poluição, além de programas de auditorias.
A Ecovadis é uma plataforma colaborativa que fornece classificação de sustentabilidade de fornecedores para cadeias globais de suprimentos. A Biorigin se tornou membro da Ecovadis em 2016.
A Sedex é uma entidade agremiativa dedicada às melhorias em práticas de negócios responsáveis e éticas nas cadeias de suprimento globais. A Biorigin é membro do Sedex desde 2012 e é auditada pela Smeta.
O selo Bonsucro promove a produção sustentável e estabelece um padrão de produção de melhores práticas sociais, ambientais e econômicas. A Biorigin foi a primeira empresa de seu segmento a conquistar a certificação Bonsucro Chain of Custody para extratos de levedura e derivados produzidos a partir de cremes fermentáveis de açúcar e cremes de levedura da cana-de-açúcar, reforçando o nosso compromisso com as práticas sociais, ambientais e econômicas por meio do abastecimento sustentável.